Com a crise na Crimeia, tensão militar entre as duas potências, Rússia e Estados Unidos. Me ocorreu o que aconteceria se o mundo tivesse pela frente uma 3° guerra mundial? Pois bem mesmo não acreditando que esse impasse sobre a Ucrânia possa levar a uma guerra. Mas supondo que possa, quais armas seriam usadas? Então me ocorre na memória uma antiga leitura, sobre arsenal nuclear, e lembrei da "bomba de Nêutrons". Essa arma é conhecida por não causar grandes impactos com sua explosão(na maioria das vezes menor que 1 quiloton), mas extremamente letal pela radiação emitida.
Caso Rússia e Estados Unidos se enfrentem, é bem provável que a Rússia cubra grande parte do território do conflito com blindados, que são bem resistentes as explosões(mesmo as nucleares, depois de certo raio de segurança). Outro impasse para os americanos, seria manchar as mãos de sangue de civis, pois bombas nucleares e termonucleares causam grande estrago num raio bem grande. E como a logística necessária para levar tropas e blindados para aquela região demandaria muitos recursos, como parar a grande frota de blindados russos? Com bombas de radiação aumentada(bomba de nêutrons).
Essas Bombas nesse caso especifico, seria muito apropriada, pois a radiação dela poderia matar os ocupantes dos blindados, não destruir os edifícios, ter um raio de ação menor, e sua radiação durar por pouco tempo.
E no que consiste essa "bomba de Nêutrons"?
A bomba de nêutrons é a última variante da bomba atômica. Em geral, é um dispositivo termonuclear pequeno, com corpo de níquel ou cromo, onde os nêutrons gerados na reação de fusão intencionalmente não são absorvidos pelo interior da bomba, mas se permite que escapem. As emanações de raios-X e de nêutrons de alta energia são seu principal mecanismo destrutivo. Os nêutrons são mais penetrantes que outros tipos de radiação, de tal forma que muitos materiais de proteção que bloqueiam raios gama são pouco eficientes contra eles. A bomba de nêutrons tem ação destrutiva apenas sobre organismos vivos, mantendo, por exemplo, a estrutura de uma cidade intacta. Isso pode representar uma vantagem militar, visto que existe a possibilidade de se eliminar os inimigos e apoderar-se de seus recursos.
Um problema ao se usar a radiação como uma arma anti-pessoal tática é o fato de não provocar a morte rápida dos indivíduos em seu alcance, uma dose de radiação que é muitas vezes superior ao nível letal é liberada. Uma dose de radiação de 6 Gy é normalmente considerada letal. Matará pelo menos a metade daqueles que são expostos a isto, mas nenhum efeito é notável durante várias horas. Foram desenvolvidas bombas de nêutrons com a capacidade de 80 Gy para aniquilar os alvos depressa. Uma ogiva de combate ER de 1 kt pode fazer isto com a tripulação de um tanque T-72 em um raio de 690 m, comparado a 360 m para uma bomba de fissão Nuclear. Para uma dose de 6 Gy, as distâncias são respectivamente 1.100 m e 700 m, e para soldados desprotegidos as exposições de 6 Gy ocorrem entre 1.350 e 900 metros. O raio letal para bombas de nêutrons táticas excede ao raio letal para as de explosão e calor mesmo para tropas desprotegidas que levam ao provável raciocínio para a ideia que uma bomba de nêutrons destrói somente a vida e não a infra-estrutura. Se uma bomba de nêutrons for detonada à altitude correta, níveis mortais de radiação cobririam uma larga área com mínimo calor e efeitos de explosão quando comparados a uma bomba.
O fluxo de nêutrons pode induzir grandes quantias de radioatividade secundária de vida-curta no ambiente da região de alto fluxo perto do ponto de detonação. As ligas usadas em armadura de aço podem desenvolver a radioatividade e isso é perigoso durante 24-48 horas. Um tanque exposto a uma bomba de nêutrons de 1 kt a 690 m ( o raio efetivo para a incapacitação imediata da tripulação ) que seja imediatamente ocupado por uma nova tripulação, submeterá esta a uma dose letal de radiação por 24 horas.
Uma desvantagem importante da arma é que nem todos os atingidos falecerão ou se incapacitarão imediatamente. Depois de um breve período de náuseas, muitos daqueles atingidos com aproximadamente 5-50 Sv de radiação experimentarão uma recuperação temporária (oculta ou" fase de fantasma ambulante" 10 ) por dias, até duradouras semanas.
Mas como tudo na guerra há uma esperança para os que são atacados, são as blindagens de radiação, colocando se por exemplo, ligas de plástico com boro se diminuí o raio letal da bomba de nêutrons. Pelo menos para os blindados.
Um avião A-10, também é uma boa pedida contra os tanques russos, com seu poderoso canhão GAU-8 Avenger, com seus incríveis 3900 disparos por minuto, faria um grande estrago.
30mm!!! |
Sente só o tamanho da bala dessa gracinha!
Há verdade é, que não existe nenhuma nação que consiga entrar em guerra com EUA, e sobreviver(lembrando dos 11 porta aviões, e que marinha dos americana é maior que a do mundo todo junto!). A realidade é que nem se o mundo todo entrasse em guerra contra os americanos dariam conta, pelo simples fato, que seria uma guerra de auto destruição. Ou seja, os EUA tem a "Mútua Destruição Assegurada" contra o mundo todo.
Cada um destes navios aeródromos possui em torno de 90 aeronaves, entre aviões de diversos tipos (principalmente caças) e helicópteros. É de se observar que este número de aeronaves é maior que a maioria das forças aéreas do mundo. É de se destacar que apenas a marinha estadunidense dispõe de porta-aviões desta capacidade, independentemente de sua quantidade. Esta força de porta-aviões permite ao poder naval estadunidense não apenas situar-se em qualquer ponto dos oceanos e mares, mas também, com o raio de ação de seus aviões somado ao serviço de seus aviões de reabastecimento, atacar praticamente qualquer ponto em terra.
Para saber mais>>Uso progressivo da Força
|
Referências:
Scientia, https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/poder-militar-dos-eua
manuelweb, http://www.manuelsweb.com/neutronbomb.htm
http://nuclearweaponarchive.org/Usa/Weapons/Allbombs.html
aboutquímica, http://chemistry.about.com/od/chemistryfaqs/f/neutronbomb.htm
Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_de_n%C3%AAutrons