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quinta-feira, 28 de maio de 2015

Como a maresia afeta o processo de corrosão



Maresia termo usado para referir o aerossol resultante do transporte pelo vento das gotículas de água salgada, formadas pela nebulização da água do mar em resultado da ação do vento sobre a crista das vagas e a rebentação das ondas.

Em resultado do transporte e dispersão pelo vento das gotas de água salgada formadas pela rebentação das ondas, ou pelo desfazer das vagas em situações de tempestade, formam-se gotículas de água do mar, que após evaporação durante o transporte atingem elevadas concentrações de sais minerais, particularmente de cloreto de sódio. Como os sais em geral não são solúveis no ar atmosférico, o transporte destas gotículas pelo vento, e depois o transporte dos cristais de sal formados pela sua evaporação, constitui o principal mecanismo de transporte aéreo da sais marinhos.

Corrosão



As partículas de água do mar trazidas com o vento, então em contato com objetos metálicos que são corroídos. Esse processo é acelerado pela presença dos íons na água do mar e nos evaporitos, que são micropartículas presentes no ar que apresentam sais. Esses íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais.


Corrosão por cloretos 


Os íons Cl trazidos pela maresia, têm a propriedade de destruir de forma pontual a capa passivadora do ferro, o que provoca uma corrosão conhecida com o nome de píte.

FeCl2+2H2OàFe(OH)2+2H+2Cl


Os íons Cl, ao penetrarem na película que constitui a camada de passivação, provocam um aumento na condutividade iônica da película e ocasiona ataque anódico localizado com formação de pite.

O íons seriam adsorvidos na interface película de passivação-solução, baixando a energia interfacial, ocorrendo fraturas da película ou deslocamento da mesma.
No início, a formação do pite é lenta, mas uma vez formado, há um processo autocatalítico que produz condições para um contínuo crescimento de pite.

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Referências:


1.    [1]  Monahan, E. C.; Spiel, D. E.; Davidson, K. L. "Em Oceanic whitecaps and their role in air-sea exchange processes"; Monaham, E. C.; Niocaill, G. M., eds.; D. Reidel Publishing: Dordrecht, Holland, 1986, p. 167-174.

2.    [2]Castro L. M. 1997. Composição e origem dos poluentes particulados numa atmosfera costeira. Dissertação de doutoramento. Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, 393 pp.


3.    GENTIL,V. Corrosão. 3ª.ed. Rio de Janeiro:LTC,1996.

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