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sábado, 16 de maio de 2015

O que é SIMULINK?(MatLab)



SIMULINK é um programa utilizado para modelagem, simulação e análise de sistemas dinâmicos. O programa se aplica a sistemas lineares e não lineares, contínuos e/ou discretos no tempo.Utiliza uma interface gráfica com o usuário para construção dos modelos a partir de diagramas em blocos, através de operações de clique-e-arraste com o mouse. Com esta interface podem-se criar modelos da mesma forma que se faz com papel e caneta.
Ele resultado de uma longa evolução de pacotes de simulação anteriores que necessitavam a formulação de equações diferenciais ou de equações de diferenças em linguagens de programação. Inclui bibliotecas de blocos contendo fontes, visualizadores, componentes lineares, não lineares e conectores, com a opção de criação ou personalização de blocos. Após a definição do modelo, a simulação pode ser feita com diferentes algoritmos de resolução, escolhidos a partir dos menus do SIMULINK ou da linha de comandodo MATLAB.

 Os menus são particularmente convenientes para o trabalho interativo,enquanto a linha de comando tem sua utilidade na simulação repetitiva a qual se deseja somente mudar parâmetros. Usando osciloscópios (Scopes) ou outros visualizadores, têm-se o resultado gráfico da simulação enquanto esta, está sendo executada. Os resultados da simulação podem ser exportados para o MATLAB para futuro processamento ou visualização. As ferramentas de análise de modelos incluem ferramentas de linearização e ajuste(Trimming) que podem ser acessadas a partir da linha de comando do MATLAB, assim como várias ferramentas do MATLAB e suas TOOLBOXES específicas. Sendo o MATLAB e o SIMULINK integrados, pode-se simular, analisar e revisar os modelos em qualquer dos dois ambientes.


Aqui um curso para iniciantes a nível  intermediário:  https://go.hotmart.com/I9836445M

Com ele você aprenderá:

Os fundamentos do Simulink
Como criar um modelo
Adicionar e editar blocos
Apresentação de gráficos e soluções
Simulação de sistemas dinâmicos
Propriedade do modelo

Simples de utilizar e acompanhar
Disponibilizamos os modelos básicos para você

Referências:
[1]- James B. Dabney e Thomas L. Harman.Curso de SIMULINK 2.0  Modelagem, Simulação e Análise de Sistemas Dinâmicos. Laboratório de Engenharia Elétrica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 1° Edição. Acesso em: 20/04/15 http://www.iem.unifei.edu.br/juliano/Download/Programas/simulink20.pdf

[2] F. Garcia e M. Ortigueira. Introdução ao Matlab e Simulink. Acesso em: 20/04/15 http://users.isr.ist.utl.pt/~mir/cadeiras/controlo0304/lab0_intro_matlab.pdf

domingo, 19 de abril de 2015

Histórico das Linguagens de Programação

Primeiros passos rumo as linguagens atuais

Logo após o surgimento de computadores elétricos(1940), houve o advento das primeiras linguagens de programação. Que eram em sua maioria de baixo nível, ou seja, o usuário necessitava saber o funcionamento da máquina para lidar com tal programação. Dentre esse tipo de programação, surge o “Assembly” em 1950, mesmo sendo dificil de se programar, era muito mais fácil que programar em binário.

“Com o objectivo de combater os problemas da programação em Assembly, John W. Backus, entre outros, criaram, também na década de 50, a linguagem FORTRAN (FORmula TRANslator), uma linguagem de alto nível considerada uma das melhores da época.”[1]

John Backus, o pai da linguagem Fortran

A linguagem Fortran foi desenvolvida de um projeto da IBM. No começo não existia compilação modular, e como os programas começaram a crescer bastante, a compilação de todo o código do programa tornou-se um grave problema. Com isso foi lançada a versão Fortran II onde haveia possibilidade de executar módulos, e não programas interiros. Essa linguagem é utilizada até hoje e foi a primeira a torna-se popular entre a comunidade de programação.

Na mesma década foram criadas a LISP (List processor), por John McCarthy, e a COBOL pelo Short Range Committee. Outras linguagens, como as linguagens antecedentes à COBOL e a linguagem para algoritmos denominada de ALGOL.

Logo surgiu na década de 60 surgiu a APL, um tipo de linguagem destinada a operações matemáticas, criada por Kenneth Iverson. Seguindo o mesmo tipo, surgiu o Simula I, essa linguagem foi baseada no ALGOL 60, onde sua versão posterior Simula 67 foi a primeira linguagem de programação orientada a objetos, introduzindo os conceitos de classes e heranças. Nessa década também surgiu o BASIC(1964), uma linguagem criada com o intuito de servir como estrumento de ensino.
Essas linguagens criadas entre 1950 e 1960, marcaram o início do desenvolvimento das linguagens de programação.

Aperfeiçoamento das linguagens de Alto  Nível

Algumas das linguagens que surgiram na década de 70:
·         Smalltalk (meados de 1970) linguagem orientada a objetos.
·         Prolog, projetada em 1972 por Colmerauer, Roussel, e Kowalski, foi a primeira linguagem de programação do paradigma lógico.
·         ML built a polymorphic type system (inventada por Robin Milner em 1973) uma linguagem funcional, baseada em Lisp, estaticamente tipada.
Cada uma dessas línguas gerou toda uma família de descendentes, e linguagens mais modernas contam, pelo menos, com uma delas em sua ascendência.
Importantes linguagens foram edificadas nesta época. Niklaus Wirth concebeu, com o intuito de encorajar o uso de código estruturado, a linguagem Pascal.
Criada por Dennis Ritchie, C foi outra das mais importantes linguagens desta época. Sendo estruturada, imperativa e procedural, foi utilizada para desenvolver o sistema operativo Unix. Foi também neste tempo que foi fornecida uma base completa para o projecto de uma linguagem orientada a objectos – graças à linguagem Smalltalk.
A Prolog, criada por Alain Colmerauer e Philippe Roussel, foi outra das linguagem de programação que apareceu nesta década. Enquadra-se no paradigma de programação em lógica matemática, consistindo numa linguagem puramente lógica.

Consolidação das Linguagens de Programação

A parti de 1980 ocorreu a consolidação das linguagens até ao momento existentes, e em vez de terem surgido novos paradigmas, foram aperfeiçoadas as técnicas inventada na década anterior.
Até mesmo o governo dos EUA criaram uma linguagem de programação, intitulada de ADA. Essa linguagem foi criada com o intuito de unificar as várias linguagens utilizadas pelo departamento de Defesa do país.
O C++, por exemplo, foi criado como uma extensão ao C, sendo depois desenvolvido de forma a combinar orientação a objectos e programação de sistemas. Desenvolveram-se, portanto, os conceitos até à época existentes, aperfeiçoando-os em novas linguagens.
Na década de 90 o que se passou foi semelhante. Sem terem havido grandes novidades, sucederam-se consolidações e maturações de ideias. Foi neste período que nasceram o Python, o Java, o Ruby, o JavaScript e o PHP, entre outras linguagens de programação que se encontram nos dias de hoje em constante evolução e utilização.

Para saber mais acesse>>programação

Fontes:

[1] Faculdade de Ciências e Tecnologia.”História das linguagens de progrmação”. http://historiadaslinguagensdeprogramacao.blogspot.com.br/. Data de acesso: 08/03/2015.
[2] Grupo PET Computação UFCG, 2012.As Primeiras Linguagens de Programação”. http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/novembro2012/materias/historia_da_computacao.html . Data de acesso: 08/03/2015.
[3] Computer History Idiomas(Inglês). http://www.levenez.com/lang/ . Data de acesso: 08/03/2015. 








domingo, 9 de novembro de 2014

Alavanca(Vantagem mecânica)

Desde os tempos antigos, o homem conhece o poder da alavanca. Mesmo que por intuição, ele percebeu que certos objetos davam maior conforto para mover objetos pesados, ou permitiam uma gama mais ampla de movimentos. Esse conhecimento de tais objetos, com o passar do tempo permitiu a criação de ferramentas mais elaboradas, que revolucionaram a forma como o homem conduzia o mundo. E foi o grande físico e matemático de Siracusa que lançou as regras matemáticas por trás dos objetos que permitiam mover objetos pesados, com pouca força.


Sou suspeito para falar do grande Arquimedes(sou fã), que figura entre as mentes mais importantes do tempo dos gregos. Ele foi o primeiro que se sabe, a formular uma regra matemática que rege a "alavanca". 



No século III a.C., Arquimedes, após realizar grande número de experiências, chegou à conclusão de que, quando uma alavanca está em equilíbrio, os valores de Fp, Fr, Bp, Br são tais que 






Onde Fp é a força potente, Bp distância da força potente ao ponto de apoio. Fr é a força resistente, e Br e a distância da força resistente ao ponto de apoio. Essa é a fórmula da condição de equilíbrio da alavanca. 



Portanto, se Bp>Br, teremos Fp<Fr, isto é, usando a alavanca com o braço da força potente maior que o da força resistente, a pessoa pode equilibrar uma força Fr exercendo uma força Fp menor que Fr. 



Ao estabelecer a igualdade Fp x Bp = Fr x Br, Arquimedes percebeu que, por maior que fosse a força resistente(Fr), seria sempre possível equilibrá-la(ou deslocá-la). Para isto, bastaria aumentar suficientemente a distância Bp, de maneira a manter a igualdade mencionada.







O entusiasmo que está conclusão provocou em Arquimedes, segundo alguns historiadores, levou-o a enunciar a célebre frase: "Se me derem um alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo".






"Arquimedes(287 a.C.-212 a.C.) nasceu e viveu em Siracusa, região da Magna Grécia, hoje sul da Itália, estudou em Alexandria no Egito e deixou para a humanidade inúmeras invenções e descobertas."






Vamos calcular  qual o tamanho da alavanca que Arquimedes, precisaria para mover a terra com seu "peso"(essa é uma situação fictícia desconsiderando muitas das leis astronômicas)...

Fp x Bp = Fr x Br


Massa da Terra: 5,9722 x 10^24 kg (Fr)

Peso de Arquimedes: 75 kg (Fp)
Distância do fulcro(apoio) á Terra : 1 km (Br)
Distância do fulcro á Arquimedes: (Bp)?

75 . Bp = 5,9722 x 10^24 . 1

      Bp= 7,96293333 x 10^22


Portanto Arquimedes precisaria de uma alavanca  de 79 sextilhões de quilômetros!!!!(Da terra ao sol tem se 150 milhões de quilômetros)







Mecanismo de Anticitera, descoberto no mar revelou ser uma máquina muito complexa, destinado a descobrir as posições dos planetas e da lua. Esse mecanismo usa diversas alavancas e engrenagens, e alguns historiadores acreditam ser de autoria de Arquimedes. 

Caso se interesse em saber mais acesse>> Física