o

domingo, 2 de junho de 2024

Produzir, a cura de uma sociedade doente por falta de direção

     Muito tempo sem escrever, mas o dever nós chama. A muitos anos li um prefácio de um livro que me marcou, "Voo noturno" do aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, onde:

"Estou-lhe especialmente grato por ter focalizado esta verdade paradoxal, que reputo de uma importância psicológica considerável: que a felicidade do homem não se encontra na liberdade, mas sim na aceitação de um dever."

Essa ideia cabe nos dias atuais, onde as pessoas vivem em busca do dinheiro fácil, como apostas esportivas por exemplo, e se esquecem do progresso civilizacional, onde o progresso individual é essencial. Resumindo em uma palavra "PRODUZIR", é necessário sair da inércia de só consumir e se preocupar em produzir. Seja um serviço, produto ou ideia, a vida só melhora quando estamos criando ou trabalhando em algo.

Pensemos se nossos antepassados não produzissem, se os árabes não tivessem compilado as " Mil e umas noites", quanta da literatura ocidental foi influenciada por esse livro. Se Newton não nos tivesse dado as maravilhas do cálculo diferencial e as bases da física. Nossa sociedade se enriquece a base do que produzimos, tangível ou não tangível. 

Eu sempre gostei de ler, só que nunca me atentei que é um dever moral de todo leitor produzir além de só ler. Se fomos abençoados com fartura na literatura mundial, devemos cultivar o campo para as gerações futuras, nem que seja um blog de um amador, tentando juntar ideias dispersas, mas que no fundo ainda pode dá um insight.

Produzir também te garante ser uma pessoa próspera em relação ao dinheiro, quando se está produzindo, vira e mexe o dinheiro te acha. Ainda mais se o que você produz é relevante para a sociedade. Muitos negócios milionários começaram por hobby. Então, mãos a obra!

Começarei a produzir textos e vídeo com alguma regularidade(um livro Lido produzo um vídeo e um texto aqui no blog).


Até Logo.