o

domingo, 19 de abril de 2015

Histórico das Linguagens de Programação

Primeiros passos rumo as linguagens atuais

Logo após o surgimento de computadores elétricos(1940), houve o advento das primeiras linguagens de programação. Que eram em sua maioria de baixo nível, ou seja, o usuário necessitava saber o funcionamento da máquina para lidar com tal programação. Dentre esse tipo de programação, surge o “Assembly” em 1950, mesmo sendo dificil de se programar, era muito mais fácil que programar em binário.

“Com o objectivo de combater os problemas da programação em Assembly, John W. Backus, entre outros, criaram, também na década de 50, a linguagem FORTRAN (FORmula TRANslator), uma linguagem de alto nível considerada uma das melhores da época.”[1]

John Backus, o pai da linguagem Fortran

A linguagem Fortran foi desenvolvida de um projeto da IBM. No começo não existia compilação modular, e como os programas começaram a crescer bastante, a compilação de todo o código do programa tornou-se um grave problema. Com isso foi lançada a versão Fortran II onde haveia possibilidade de executar módulos, e não programas interiros. Essa linguagem é utilizada até hoje e foi a primeira a torna-se popular entre a comunidade de programação.

Na mesma década foram criadas a LISP (List processor), por John McCarthy, e a COBOL pelo Short Range Committee. Outras linguagens, como as linguagens antecedentes à COBOL e a linguagem para algoritmos denominada de ALGOL.

Logo surgiu na década de 60 surgiu a APL, um tipo de linguagem destinada a operações matemáticas, criada por Kenneth Iverson. Seguindo o mesmo tipo, surgiu o Simula I, essa linguagem foi baseada no ALGOL 60, onde sua versão posterior Simula 67 foi a primeira linguagem de programação orientada a objetos, introduzindo os conceitos de classes e heranças. Nessa década também surgiu o BASIC(1964), uma linguagem criada com o intuito de servir como estrumento de ensino.
Essas linguagens criadas entre 1950 e 1960, marcaram o início do desenvolvimento das linguagens de programação.

Aperfeiçoamento das linguagens de Alto  Nível

Algumas das linguagens que surgiram na década de 70:
·         Smalltalk (meados de 1970) linguagem orientada a objetos.
·         Prolog, projetada em 1972 por Colmerauer, Roussel, e Kowalski, foi a primeira linguagem de programação do paradigma lógico.
·         ML built a polymorphic type system (inventada por Robin Milner em 1973) uma linguagem funcional, baseada em Lisp, estaticamente tipada.
Cada uma dessas línguas gerou toda uma família de descendentes, e linguagens mais modernas contam, pelo menos, com uma delas em sua ascendência.
Importantes linguagens foram edificadas nesta época. Niklaus Wirth concebeu, com o intuito de encorajar o uso de código estruturado, a linguagem Pascal.
Criada por Dennis Ritchie, C foi outra das mais importantes linguagens desta época. Sendo estruturada, imperativa e procedural, foi utilizada para desenvolver o sistema operativo Unix. Foi também neste tempo que foi fornecida uma base completa para o projecto de uma linguagem orientada a objectos – graças à linguagem Smalltalk.
A Prolog, criada por Alain Colmerauer e Philippe Roussel, foi outra das linguagem de programação que apareceu nesta década. Enquadra-se no paradigma de programação em lógica matemática, consistindo numa linguagem puramente lógica.

Consolidação das Linguagens de Programação

A parti de 1980 ocorreu a consolidação das linguagens até ao momento existentes, e em vez de terem surgido novos paradigmas, foram aperfeiçoadas as técnicas inventada na década anterior.
Até mesmo o governo dos EUA criaram uma linguagem de programação, intitulada de ADA. Essa linguagem foi criada com o intuito de unificar as várias linguagens utilizadas pelo departamento de Defesa do país.
O C++, por exemplo, foi criado como uma extensão ao C, sendo depois desenvolvido de forma a combinar orientação a objectos e programação de sistemas. Desenvolveram-se, portanto, os conceitos até à época existentes, aperfeiçoando-os em novas linguagens.
Na década de 90 o que se passou foi semelhante. Sem terem havido grandes novidades, sucederam-se consolidações e maturações de ideias. Foi neste período que nasceram o Python, o Java, o Ruby, o JavaScript e o PHP, entre outras linguagens de programação que se encontram nos dias de hoje em constante evolução e utilização.

Para saber mais acesse>>programação

Fontes:

[1] Faculdade de Ciências e Tecnologia.”História das linguagens de progrmação”. http://historiadaslinguagensdeprogramacao.blogspot.com.br/. Data de acesso: 08/03/2015.
[2] Grupo PET Computação UFCG, 2012.As Primeiras Linguagens de Programação”. http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/novembro2012/materias/historia_da_computacao.html . Data de acesso: 08/03/2015.
[3] Computer History Idiomas(Inglês). http://www.levenez.com/lang/ . Data de acesso: 08/03/2015.