o

domingo, 9 de novembro de 2014

Alavanca(Vantagem mecânica)

Desde os tempos antigos, o homem conhece o poder da alavanca. Mesmo que por intuição, ele percebeu que certos objetos davam maior conforto para mover objetos pesados, ou permitiam uma gama mais ampla de movimentos. Esse conhecimento de tais objetos, com o passar do tempo permitiu a criação de ferramentas mais elaboradas, que revolucionaram a forma como o homem conduzia o mundo. E foi o grande físico e matemático de Siracusa que lançou as regras matemáticas por trás dos objetos que permitiam mover objetos pesados, com pouca força.


Sou suspeito para falar do grande Arquimedes(sou fã), que figura entre as mentes mais importantes do tempo dos gregos. Ele foi o primeiro que se sabe, a formular uma regra matemática que rege a "alavanca". 



No século III a.C., Arquimedes, após realizar grande número de experiências, chegou à conclusão de que, quando uma alavanca está em equilíbrio, os valores de Fp, Fr, Bp, Br são tais que 






Onde Fp é a força potente, Bp distância da força potente ao ponto de apoio. Fr é a força resistente, e Br e a distância da força resistente ao ponto de apoio. Essa é a fórmula da condição de equilíbrio da alavanca. 



Portanto, se Bp>Br, teremos Fp<Fr, isto é, usando a alavanca com o braço da força potente maior que o da força resistente, a pessoa pode equilibrar uma força Fr exercendo uma força Fp menor que Fr. 



Ao estabelecer a igualdade Fp x Bp = Fr x Br, Arquimedes percebeu que, por maior que fosse a força resistente(Fr), seria sempre possível equilibrá-la(ou deslocá-la). Para isto, bastaria aumentar suficientemente a distância Bp, de maneira a manter a igualdade mencionada.







O entusiasmo que está conclusão provocou em Arquimedes, segundo alguns historiadores, levou-o a enunciar a célebre frase: "Se me derem um alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo".






"Arquimedes(287 a.C.-212 a.C.) nasceu e viveu em Siracusa, região da Magna Grécia, hoje sul da Itália, estudou em Alexandria no Egito e deixou para a humanidade inúmeras invenções e descobertas."






Vamos calcular  qual o tamanho da alavanca que Arquimedes, precisaria para mover a terra com seu "peso"(essa é uma situação fictícia desconsiderando muitas das leis astronômicas)...

Fp x Bp = Fr x Br


Massa da Terra: 5,9722 x 10^24 kg (Fr)

Peso de Arquimedes: 75 kg (Fp)
Distância do fulcro(apoio) á Terra : 1 km (Br)
Distância do fulcro á Arquimedes: (Bp)?

75 . Bp = 5,9722 x 10^24 . 1

      Bp= 7,96293333 x 10^22


Portanto Arquimedes precisaria de uma alavanca  de 79 sextilhões de quilômetros!!!!(Da terra ao sol tem se 150 milhões de quilômetros)







Mecanismo de Anticitera, descoberto no mar revelou ser uma máquina muito complexa, destinado a descobrir as posições dos planetas e da lua. Esse mecanismo usa diversas alavancas e engrenagens, e alguns historiadores acreditam ser de autoria de Arquimedes. 

Caso se interesse em saber mais acesse>> Física