Como de costume, esse filme apresenta alguns erros, quando passado para o mundo real, como quando se fala de um mito antigo, que só usamos 10% do nosso cérebro(não vou entrar em detalhes pois á inúmeros textos tratando disso, com bastante conteúdo), e que se tomada a nova droga(NZT) se passa a usar os 100%. Mais achei de extrema valia, falar sobre as qualidades apresentadas no filme para alguém que toma a tal droga, como uma percepção mais acurada do mundo, velocidade de raciocínio, grande facilidade para aprender novas coisas, e etc. Não é necessário uma droga, para que se consiga tirar muitas coisas do seu cérebro(não tão fascinantes como no filme, porém reais e possíveis).
Uma das melhores formas de ampliar suas capacidades mentais, é exercitar a leitura. Falo isso por experiência própria, comecei a ler com afinco aos 9 anos de idade, e por isso tenho grande facilidade em aprender(não como gostaria, mais acima da média). Ela aumenta nosso vocabulário, facilita nossa interpretação da realidade, e põem muitas áreas do cérebro em atividade. Além é claro de se adquirir inúmeros conhecimentos, sobre muitas áreas.
Conjuntamente com a leitura, é necessário sempre estar aprendendo coisas novas, nem que seja coisas simples, como aprender a tocar um instrumento musical, a dirigir, estudar sobre vários assuntos, e etc. Quando se faz isso, você aumenta a quantidade de sinapses aumentando assim, os caminhos por onde os impulsos elétricos passam, permitindo que se tome atalhos entre os neurônios. Aumentando assim as interconexões, você tem uma maior velocidade de raciocínio, mais facilidade para compreender fatos novos, e até um elevação no seu grau de inteligência(QI).
Quanto a utilização do cérebro com frequência, se tem um aumento da bainha de mielina, pelo menos até os trinta anos. Essa bainha funciona como uma capa de fio, e potencializa o transporte de pulsos elétricos, aumentando assim a velocidade de troca de pulsos elétricos entre os neurônios. Muitos estudos apontam que estímulos externos aumentar as dobras da bainha de mielina nos axônios(tem se outros fatores como mais preponderantes como genética e alimentação), sendo importante um alimentação balanceado e variada e, a prática de exercícios físicos.
Conclusão
O mais importante, para alguém que quer ter um cérebro possante, é usa-lo. Pois quanto mais conhecimento se põem nele, mais espaço tem. Quanto mais se usa melhor ele fica.
Juliano Izaguirre
Leituras recomendadas:Melhorando a Função Cerebral; http://www.cerebromente.org.br/n14/opinion/improving_p.htmMemória: O Que é e Como Melhorá-la; http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm